“Estas memórias são um resultado de pesquisas de mais de 45 anos, colecionando dados e fatos sobre o município de Guarani das Missões, a “Capital Polonesa dos Gaúchos” e região
Busquei exaustivamente delinear o PERTENCIMENTO geopolítico de Guarani das Missões, desde os seus primórdios, iniciando-se no Tratado de Tordesilhas em 1494, passando pelas Capitanias Hereditárias, Tratados de Madrid, Santo Ildefonso e Badajoz, Fases do Brasil Monárquico, Imperial, República Velha e Nova, Missões Jesuíticas, Província de São Pedro do Rio Grande até chegar à emancipação de Guarani das Missões, em 1959, e segue no pós emancipação, até os dias atuais.
A fase áurea da colonização de 1891 a 1914, mitos, verdades, lendas, colonizadores, suecos, poloneses, italianos, alemães, russos, tchecos, portugueses, espanhóis, austríacos, brasileiros, enfim, nos dá uma dimensão extraordinária do sonho de um “Novo Eldorado” no 5º Distrito de São Luiz Gonzaga, chegando a Santo Ângelo e a 14 de Julho, hoje Santa Rosa.
A primeira edição já está esgotada, e em breve estaremos disponibilizando a segunda. Contatos por e-mail: vilmarpers@hotmail.com, ou nas redes sociais.
Texto: Gazeta Integração/O Comunicador Integração