A forte chuva que caiu no Rio Grande do Sul, com direito a granizo e ventos fortes, causou estragos em boa parte do estado. Entre a noite de domingo (3) e a madrugada de segunda-feira, há registros de casas destelhadas, buracos em telhados causados pelas pedras de gelo e alagamentos.
No domingo, a Defesa Civil do RS emitiu alerta para temporais, descargas elétricas, queda de granizo, rajadas de vento e chuvas volumosas. A vigência é até às 10h desta segunda-feira e atinge quase todo o estado.
Segundo a Climatempo Meteorologia, à medida que um sistema de baixa pressão se desloca em direção ao oceano, ganha intensidade e vai se transformar em um ciclone extratropical. Esse sistema deve reforçar a ocorrência de chuvas no estado.
Em Santo Cristo, na Região Noroeste do estado, a tempestade danificou pelo menos cinco casas e galpões. De acordo com o Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade, a chuva durou cerca de cinco minutos, e as pedras de granizo deixaram telhados esburacados.
Em Cruz Alta, também no Noroeste, choveu 51 milímetros nesta segunda-feira, o que causou alagamentos. Pelo menos cinco casas ficaram alagadas e outras duas foram destelhadas. Famílias da cidade receberam lonas do Corpo de Bombeiros.
No Norte do RS, Passo Fundo, Sarandi e Lajeado do Bugre tiveram mais de 80 residências com o telhado atingido pela tempestade com granizo, segundo a Defesa Civil. Houve mais de 10 pontos de alagamento em Passo Fundo.
O início da semana traz alerta para Porto Alegre, com previsão de superar a média prevista para o mês de chuva em apenas dois dias, conforme a Climatempo Meteorologia.
Na faixa centro-sul, o tempo permanece chuvoso ao longo do dia. Já na faixa centro-norte, a chuva será mais intensa e há previsão de tempestades (temporais/chuva volumosa). Importante destaque, na parte extremo oeste, a condição será de muita nebulosidade e tempestades de fraca a moderada.
Na metade sul do estado, o tempo será chuvoso. E para a metade norte, há alerta de tempestades intensas.
Para o Noroeste, Centro e Leste do estado, também chove bastante, entre 40 e 60 mm/dia, podendo chegar a 110 mm/dia pontualmente, de acordo com a Defesa Civil estadual, que também alerta para descargas elétricas, queda de granizo, vento forte e alagamentos.
Na terça, o tempo volta a ficar firme no Rio Grande do Sul. Há condição de sol entre algumas nuvens e sem chuva em boa parte do estado. Na faixa norte/nordeste podem ocorrer chuva fraca na durante a madrugada e manhã. À tarde o tempo volta a ficar firme. Há previsão de geada na faixa sudoeste do estado.
Na quarta (6), a presença de um cavado meteorológico espalha nuvens carregadas na Fronteira Oeste, Região Central, Norte, Litoral Norte e Região Metropolitama de Porto Alegre. Há condições para pancadas de chuva e trovoadas, além de ventanias moderadas.
Na Campanha, Litoral Sul e no extremo Sul do estado, o tempo fica firme e as temperaturas caem, podendo gear na região de Bagé.
G1