NOTÍCIAS


Chuva forte causa estragos em cidades do RS; previsão é de ciclone extratropical

forte chuva que caiu no Rio Grande do Sul, com direito a granizo e ventos fortes, causou estragos em boa parte do estado. Entre a noite de domingo (3) e a madrugada de segunda-feira, há registros de casas destelhadas, buracos em telhados causados pelas pedras de gelo e alagamentos.

No domingo, a Defesa Civil do RS emitiu alerta para temporais, descargas elétricas, queda de granizo, rajadas de vento e chuvas volumosas. A vigência é até às 10h desta segunda-feira e atinge quase todo o estado.

Segundo a Climatempo Meteorologia, à medida que um sistema de baixa pressão se desloca em direção ao oceano, ganha intensidade e vai se transformar em um ciclone extratropical. Esse sistema deve reforçar a ocorrência de chuvas no estado.

Em Santo Cristo, na Região Noroeste do estado, a tempestade danificou pelo menos cinco casas e galpões. De acordo com o Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade, a chuva durou cerca de cinco minutos, e as pedras de granizo deixaram telhados esburacados.

Em Cruz Alta, também no Noroeste, choveu 51 milímetros nesta segunda-feira, o que causou alagamentos. Pelo menos cinco casas ficaram alagadas e outras duas foram destelhadas. Famílias da cidade receberam lonas do Corpo de Bombeiros.

No Norte do RS, Passo FundoSarandi e Lajeado do Bugre tiveram mais de 80 residências com o telhado atingido pela tempestade com granizo, segundo a Defesa Civil. Houve mais de 10 pontos de alagamento em Passo Fundo.

O início da semana traz alerta para Porto Alegre, com previsão de superar a média prevista para o mês de chuva em apenas dois dias, conforme a Climatempo Meteorologia.

  • O volume previsto para segunda e terça (5) é de 150mm a 180mm
  • A média do mês de setembro é de 148mm
  • Somente na segunda, a previsão é de chover 100mm, o que representa 67% da média do mês

Na faixa centro-sul, o tempo permanece chuvoso ao longo do dia. Já na faixa centro-norte, a chuva será mais intensa e há previsão de tempestades (temporais/chuva volumosa). Importante destaque, na parte extremo oeste, a condição será de muita nebulosidade e tempestades de fraca a moderada.

Na metade sul do estado, o tempo será chuvoso. E para a metade norte, há alerta de tempestades intensas.

Para o Noroeste, Centro e Leste do estado, também chove bastante, entre 40 e 60 mm/dia, podendo chegar a 110 mm/dia pontualmente, de acordo com a Defesa Civil estadual, que também alerta para descargas elétricas, queda de granizo, vento forte e alagamentos.

Tendência

Na terça, o tempo volta a ficar firme no Rio Grande do Sul. Há condição de sol entre algumas nuvens e sem chuva em boa parte do estado. Na faixa norte/nordeste podem ocorrer chuva fraca na durante a madrugada e manhã. À tarde o tempo volta a ficar firme. Há previsão de geada na faixa sudoeste do estado.

Na quarta (6), a presença de um cavado meteorológico espalha nuvens carregadas na Fronteira Oeste, Região Central, Norte, Litoral Norte e Região Metropolitama de Porto Alegre. Há condições para pancadas de chuva e trovoadas, além de ventanias moderadas.

Na Campanha, Litoral Sul e no extremo Sul do estado, o tempo fica firme e as temperaturas caem, podendo gear na região de Bagé.

G1




04/09/2023 – Grupo Guaramano

COMPARTILHE

SEGUE A @HTTPS://WWW.INSTAGRAM.COM/RADIOGUARAMANO98.1FM/

98.1 – (55) 3353-1721
91.1 – (55) 3353-2121

grupoguaramano@yahoo.com
Guarani das Missões – RS
Av. Castelo Branco, 1053 – Centro, 97950-000

NO AR:
SERTANEJÃO DA 98