O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, em Buenos Aires, no final da manhã desta segunda-feira (23). Após a reunião, é esperada uma declaração conjunta à imprensa. Também devem ser assinados acordos entre os dois países.
Segundo o Palácio do Planalto, vários temas vão ser tratados durante a visita, como integração energética, investimentos, meio ambiente, defesa e combate a ilícitos. Além disso, um artigo assinado de forma conjunta pelos dois presidentes confirma a intenção de criar uma moeda comum sul-americana para transações tanto comerciais quanto financeiras.
Lula chegou na Argentina neste domingo (22), sendo essa a primeira viagem internacional desde que assumiu o novo mandato. Nas redes sociais, o presidente afirmou: “Vamos retomar laços. O Brasil está voltando ao cenário internacional e atuará pelo fortalecimento do Mercosul”.
Segundo o Planalto, seis ministros acompanham Lula na viagem: Mauro Vieira (Relações Exteriores); Fernando Haddad (Fazenda); Nísia Trindade (Saúde); Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência); Luciana Santos (Ciência e Tecnologia); e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social).
Além disso, nesta terça-feira (24), Lula deve participar da 7ª Cúpula de Chefas e Chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Há a expectativa de encontros bilaterais com os países, mas as agendas ainda não foram divulgadas.
Texto: GZH
Ricardo Moreira/Getty Images