A vitória sobre a Coreia do Sul, por 4 a 1, nesta segunda-feira (5), no estádio 974, garantiu o Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo no Qatar. O adversário será a Croácia, que mais cedo eliminou o Japão, nos pênaltis (3 a 1), depois do empate por 1 a 1 no tempo normal.
O confronto entre brasileiros e croatas já tem data, horário e local definidos. A partida acontece na sexta-feira (9), às 12h (de Brasília), no estádio Cidade da Educação, em Doha.
Já a Croácia ainda não perdeu nesta Copa. Foi vice-líder do Grupo F, com uma vitória (4 a 1 sobre o Canadá) e dois empates (0 a 0 com Marrocos e Bélgica). Os croatas empataram mais uma vez nas oitavas de final, mas levaram a melhor sobre o Japão nos pênaltis.
A boa notícia é que o Brasil jamais perdeu para a Croácia. Além de dois amistosos (empate por 1 a 1, em 2005, e vitória por 2 a 0, em 2018), as seleções se enfrentaram duas vezes na Copa do Mundo – ambas na fase de grupos.
Em 2006, na Alemanha, o Brasil contou com gol de Kaká para vencer por 1 a 0. Oito anos depois, no Mundial do Brasil, a seleção viu a Croácia abrir o placar com gol contra de Marcelo, mas virou com Neymar (duas vezes) e Oscar.
Para chegar às quartas de final, o Brasil terminou na liderança do Grupo G com seis pontos: venceu Sérvia (2 a 0) e Suíça (1 a 0), e perdeu para Camarões (1 a 0). Nas oitavas, passou fácil pela Coreia do Sul.