NOTÍCIAS


Canadá abre mercado para a carne de gado do Rio Grande do Sul

A Agência Canadense de Inspeção Alimentar (CFIA), autorizou a compra de carne bovina de indústrias frigoríficas do Rio Grande do Sul. A aprovação foi confirmada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e abrange áreas reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como livres de febre aftosa sem vacinação.

Além do RS, estados como Acre, Paraná e Rondônia, além de 14 municípios do Amazonas e cinco de Mato Grosso também foram chancelados a embarcar carne de gado maturada, desossada e sem linfonodos para o país. Até então, Santa Catarina era o único estado habilitado a vender o produto para o Canadá. “A decisão da CFIA representa um marco importante para o setor agropecuário brasileiro e reforça a importância do comprometimento contínuo dos nossos pecuaristas com os padrões sanitários”, ressaltou o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa.

O presidente do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Rio Grande do Sul (Sicadergs), Ladislau Böes, destaca que a notícia é boa tanto para o setor como para o Estado. “Já existem tratativas com empresas daqui do RS, que estavam apenas esperando essa aprovação para começarem a exportar”, afirmou Böes.

Atualmente, cinco frigoríficos gaúchos embarcam parte da produção para o exterior: Marfrig (Bagé, Alegrete, São Gabriel), Silva (Santa Maria), Zimmer (Parobé), Comesul Beef (Pantano Grande) e Sul Beef (Vila Maria). “O RS exporta em torno de 10% do seus abates de bovinos”, diz Böes.

Em 2023, o Canadá importou 39 milhões de dólares em carne bovina brasileira, uma alta de 18% ante o saldo de 2022.

 

CP

Foto: Andrei Lakhniuk / Divulgação / CP Memória




07/02/2024 – Grupo Guaramano

COMPARTILHE

SEGUE A @HTTPS://WWW.INSTAGRAM.COM/RADIOGUARAMANO98.1FM/

98.1 – (55) 3353-1721
91.1 – (55) 3353-2121

grupoguaramano@yahoo.com
Guarani das Missões – RS
Av. Castelo Branco, 1053 – Centro, 97950-000

NO AR:
PROGRAMA INDEPENDENT