MENU

A chuva registrada em Santa Catarina desde a noite de sábado (26) provoca diversos estragos em ao menos quatro regiões do Estado. Nesta segunda-feira (28), as aulas nas cidades de Rio dos Cedros e Guaramirim precisaram ser canceladas por conta da interrupção de vias.
Cerca de 30 pessoas foram resgatadas pelos bombeiros após ficarem ilhadas em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, na manhã de domingo (27). Em Urubici, na Serra, duas pessoas foram levadas ao hospital após deixarem o carro que estavam e se agarrarem a uma cerca, também no domingo.
A instabilidade no tempo ocorre por conta da circulação marítima intensificada pela presença de áreas de baixa pressão em diversos níveis da atmosfera. O alerta para risco de deslizamentos, alagamentos e enxurradas segue até a noite de terça-feira (29).
Em Palhoça, um deslizamento de terra mobilizou a equipe da Defesa civil durante esta manhã na Rua Mariano Silva, no bairro Bela Vista. Parte de um barraco cedeu por conta da chuva na noite anterior e o acesso para a residência precisou ser interditado.
Em Florianópolis, a SC-401, sentido centro, registrou água sobre a via. A Guarda Municipal da Capital também recebeu ocorrências de saída de pista por conta de água na pista durante o dia.
Em Alfredo Wagner, uma árvore caiu sobre o km 83 da BR-282 na tarde de domingo. O trânsito não foi interrompido, mas o trecho registrou lentidão. Ninguém se feriu.
Os bombeiros precisaram socorrer cerca de 30 pessoas que estavam ilhadas no bairro Vargem do Braço, em Santo Amaro da Imperatriz, após a chuva forte no domingo.
Santo Amaro da Imperatriz: pessoas resgatadas pelos bombeiros no domingo (27 — Foto: Prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz
Palhoça: Deslizamento de terra mobilizou a equipe da Defesa Civil no domingo (27) — Foto: Thomas Braga/NSC TV
A chuva também causou problemas em Blumenau. Na cidade, a Defesa Civil informou que os bairros mais afetados foram Ponta Aguda, Nova Esperança, Itoupava Central, Ribeirão Fresco, Fortaleza, Escola Agrícola, Tribess. Em algumas casas aconteceram infiltrações, além da queda de muros e de árvores e deslizamentos.
Também foi registrado deslizamento em Brusque, no bairro Limeira Baixa. O órgão recomendou aos moradores cuidado redobrado, principalmente para as pessoas que moram em área de risco.
Em Gaspar, foram 11 ocorrências, entre deslizamentos, alagamentos em via pública e residência, quedas de árvores, deslocamento de rocha. Os bairros mais afetados são Margem Esquerda, Figueira, Belchior e Gaspar Mirim.
Em Rio dos Cedros, as aulas foram suspensas nesta segunda-feira após algumas ruas serem totalmente bloqueadas por deslizamentos ou alagamentos.
Jaraguá do Sul registrou ocorrências de quedas de árvores, deslizamento e alagamento na Via Verde. Até a tarde de domingo, a Defesa Civil do município registrou acumulado de 208 milímetros em 24 horas. A partir dos 100 milímetros, o município entra em estado de alerta.
São Bento do Sul decretou situação de emergência por conta dos estragos. O rompimento da rede de distribuição de água afetou o abastecimento em diversos bairros durante a madrugada. Além disso, houve queda de muro e deslizamentos de terra.
A prefeitura de Guaramirim também decretou situação de emergência após a cidade registar alagamentos em rodovias do município. Por conta das chuvas, nesta segunda-feira (28) as aulas nas Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) foram canceladas.
Em Joinville, foram registrados pontos de alagamento nos bairros Guanabara, Bucarein, Paranaguamirim e Centro. Por causa da chuva, a prefeitura decidiu suspender a programação de Natal na cidade no domingo.
Jaraguá do Sul: Casa foi atingida por árvore no domingo (27) — Foto: Prefeitura de Jaragua do Sul/Divulgação
São Bento do Sul: Muro atinge carro no domingo (27) — Foto: Prefeitura de São Bento do Sul/Divulgação
Guaramirim: Alagamento no município no domingo (27) — Foto: Prefeitura de Guaramirim
Joinville: Defesa Civil monitora situação das chuvas no município no domingo (27) — Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação
Em Urubici um casal ficou ilhado ao tentar atravessar uma ponte durante a chuva na madrugada deste domingo. O homem e a mulher foram resgatados e levados ao hospital com sinal de hipotermia.
Houve registro de deslizamento de terra e quedas de blocos rochosos sobre a Serra do Rio do Rastro, entre Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, no domingo. Segundo a Polícia Militar Rodoviária Estadual, alguns dos blocos foram retirados e outros estão na pista. Até a manhã desta segunda o trânsito seguia normalmente.
fonte texto: g1