NOTÍCIAS


EUA e Alemanha confirmam envio de blindados à Ucrânia

 

Esta é a primeira vez que veículos de combate de artilharia de origem ocidental serão repassados ao exército ucraniano. Imprensa alemã fala em até 40 unidades a serem entregues já neste primeiro trimestre.

 

stados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (05/01) que vão enviar uma nova remessa de armamentos à Ucrânia. Em um comunicado conjunto divulgado após uma ligação telefônica, o presidente dos EUA, Joe Biden, e o chanceler federal alemão, Olaf Scholz, confirmaram que os americanos repassarão veículos do tipo “Bradley”, enquanto a Alemanha deve fornecer blindados de infantaria “Marder” e sistemas de defesa antiaérea “Patriot”.

No comunicado, os dois países disseram que “no final de dezembro, os EUA anunciaram a doação de um sistema de defesa aérea Patriot para a Ucrânia. A Alemanha se unirá aos EUA para fornecer um sistema adicional Patriot”.

Não foi confirmado, porém, o número total de armamentos e equipamentos que serão repassados ao exército ucraniano. Segundo a revista alemã Der Spiegel, o número de “Marders” a serem doados à Ucrânia poderá chegar a 40, e a entrega das primeiras unidades deve ocorrer já no primeiro trimestre.

Do lado americano, estima-se que pelo menos 50 “Bradleys” serão repassados. Ambos os países, Alemanha e EUA, serão responsáveis pelo treinamento dos soldados ucranianos que utilizarão os equipamentos, o que tende a ocorrer em algum país membro da Otan.

Esses são os primeiros veículos de infantaria para combate desenvolvidos pelo Ocidente que deverão ser utilizados pelas forças ucranianas contra o exército russo.

O anúncio dos governos da Alemanha e dos EUA reforça uma tendência de mudança de rumo no envio de armas à Ucrânia.

Nesta quarta-feira, o presidente da França, Emmanuel Macron, já havia confirmado ao homólogo ucraniano, Volodimir Zelenski, o repasse de blindados AMX-10 RC, utilizados principalmente para trabalhos de reconhecimento.

Há meses, Zelenski pede o envio de mais armamentos aos aliados ocidentais, especialmente tanques e veículos de infantaria à Alemanha. Scholz, no entanto, disse que o país não agiria de forma unilateral nesse tema.

Apesar de a Ucrânia já ter recebido veículos antiaéreos – incluindo os alemães Gepard –, e também de transporte e de recuperação, apenas modelos soviéticos de veículos de infantaria para combate haviam sido entregues por países do Leste Europeu.

FONTE : DW




05/01/2023 – Grupo Guaramano

COMPARTILHE

SEGUE A @HTTPS://WWW.INSTAGRAM.COM/RADIOGUARAMANO98.1FM/

98.1 – (55) 3353-1721
91.1 – (55) 3353-2121

grupoguaramano@yahoo.com
Guarani das Missões – RS
Av. Castelo Branco, 1053 – Centro, 97950-000

NO AR:
GUARAMANO NOTÍCIAS