NOTÍCIAS


Expodireto Cotrijal 2024 fomenta o agro gaúcho no cenário global

Os 130 hectares do parque de exposições da Cotrijal deverão receber, de 4 a 8 de março, a mais internacional de todas as 24 edições Expodireto, em Não-Me-Toque. A participação de delegações estrangeiras terá o ponto alto com a presença da China, país que lidera as compras externas do agro gaúcho. “No dia 9 de fevereiro, comemora-se o Ano Novo Chinês, que será o ano do Dragão do Oriente e o ano em que eles vão estar presentes com a maior delegação estrangeira desta edição”, afirmou o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, durante cerimônia de lançamento oficial da exposição, ontem, em Porto Alegre.

A participação de expositores, importadores, tradings, palestrantes e integrantes do governo chinês é uma resposta à visita da coordenação da área Internacional da Expodireto Cotrijal a Pequim, Shanghai e Xiamen, em março de 2023. “Neste ano, estaremos presentes de uma forma mais robusta no Pavilhão Internacional da Expodireto, com uma ação mais proativa para potencializar investimentos e abrir novos mercados ao agro e aos outros setores importantes da economia gaúcha”, projetou o secretário do Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo. “Temos uma expectativa positiva, de mais movimentação de público e de negócios com relação ao ano passado”, salientou o governador do Estado, Eduardo Leite, na solenidade.

A presença chinesa coincide com a estruturação da Agência de Desenvolvimento do RS, cujo projeto foi aprovada na Assembleia Legislativa ao final de 2023 e que, segundo Polo, deve estar em funcionamento até o final do primeiro semestre. “Será uma agência para potencializar a atração de investimentos e a promoção comercial do Estado. Será um serviço social autônomo, com contrato de gestão público-privada através da Sedec (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), assim como existem em estados e outros países”, explica Polo. A divulgação do setor primário gaúcho também contará com delegações de países como Alemanha, Argentina, Nigéria, Gana, França, Bolívia, Canadá, China, Emirados Árabes Unidos, Rússia, Estados Unidos, Itália, Israel, Uruguai, Colômbia, Paraguai, Panamá e Peru.

 

CP

Foto: Laura Coutinho / Divulgação Expodireto Cotrijal / CP




06/02/2024 – Grupo Guaramano

COMPARTILHE

SEGUE A @HTTPS://WWW.INSTAGRAM.COM/RADIOGUARAMANO98.1FM/

98.1 – (55) 3353-1721
91.1 – (55) 3353-2121

grupoguaramano@yahoo.com
Guarani das Missões – RS
Av. Castelo Branco, 1053 – Centro, 97950-000

NO AR:
PROGRAMA INDEPENDENT