NOTÍCIAS


Frio vai embora e RS terá calor acima dos 30ºC neste fim de semana

Depois de uma semana gélica com míninas negativas em várias regiões gaúchas, o Rio Grande do Sul terá um clima de veranico, com marcas podendo alcançar os 30ºC neste fim de semana. O ingresso do ar quente no Estado, segundo a Metsul, vai gerar instabilidade da tarde para a noite desta quinta-feira e ainda na madrugada da sexta em parte do território gaúcho. A instabilidade deve ser maior no Sul e no Leste gaúcho com chance até de chuva forte, raios e granizo isolado no Sul.

A massa de ar muito quente toma conta do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira e favorece uma elevação muito acentuada da temperatura. As máximas, que no começo da semana estavam entre 10ºC e 15ºC na maior parte do Estado, a partir desta sexta já ultrapassarão os 25ºC em um grande número de localidades gaúchas. Em algumas, as máximas já atingem de 27ºC a 29ºC. O calor mais intenso está previsto para o fim de semana, quando ar ainda mais quente vai estar sobre o território gaúcho.

Calor pode passar dos 30ºC no fim de semana

As tardes de sábado e domingo devem ser muito quentes para esta época do ano, com máximas de 25ºC a 28ºC na maioria dos municípios, e de 28ºC a 30ºC em diversos pontos, sobretudo da Fronteira Oeste, Noroeste, centro do estado, vales e Grande Porto Alegre. Em alguns locais, as máximas podem passar dos 30ºC, conforme prevê a Metsul.

O forte aquecimento será favorecido pela atuação de uma corrente de jato em baixos níveis que vai transportar ar muito quente para o estado e trazer vento do quadrante Norte moderado a forte em algumas regiões. Esta corrente de jato será intensa, o que sugere que o aquecimento em algumas cidades de vales e encosta de Serra pode ser acentuado com marcas tão altas quanto 30ºC a 32ºC.

Chuva deve atenuar calor na segunda-feira

Na segunda-feira se espera aumento de nebulosidade e até chuva em parte do Rio Grande do Sul, como o Sul gaúcho, o que deve atenuar o calor. Mesmo assim, a temperatura vai se manter acima da média no começo da semana. Somente há previsão de ingresso de ar frio no Estado nos últimos dias do mês.

FONTE: CP

Foto: Mauro Schaefer




20/07/2023 – Grupo Guaramano

COMPARTILHE

SEGUE A @HTTPS://WWW.INSTAGRAM.COM/RADIOGUARAMANO98.1FM/

98.1 – (55) 3353-1721
91.1 – (55) 3353-2121

grupoguaramano@yahoo.com
Guarani das Missões – RS
Av. Castelo Branco, 1053 – Centro, 97950-000

NO AR:
SERTANEJÃO DA 98