NOTÍCIAS


Governo federal reconhece situação de emergência em Porto Alegre e outras 20 cidades do RS

O Governo federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira, 19, a situação de emergência de 21 cidades gaúchas. Os municípios alegaram por chuvas fortes, enxurradas granizo ou vendavais.

Confira abaixo os municípios:

Chuvas fortes

Porto Alegre,

Aratiba,

Barão de Cotegipe,

Braga,

Independência,

Jaquirana,

Tunas.

Enxurradas

Feliz,

Salvador do Sul,

São José do Hortêncio,

Tupandi,

Vale Real,

Alto Feliz,

Barão,

Bento Gonçalves.

Granizo

Alpestre,

Cerro Largo,

Jóia,

Vista Gaúcha.

Vendavais

Pejuçara,

Porto Lucena.

Situação de Emergência no Brasil

No país todo, o órgão reconheceu a situação de emergência em mais 103 cidades atingidas por desastres em oito Estados. Destes, 63 estão em Minas Gerais e foram reconhecidas em decorrência da seca. Outros seis municípios também foram atingidos pela seca. São eles: Cruzeta, Currais Novos, Janduís, Rafael Godeiro, Tenente Ananias, no Rio Grande do Norte, e Jaguaretama, no Ceará. Já as cidades de Aroeiras, Barra de Santana, Itabaiana, Manaíra e São José do Brejo do Cruz, na Paraíba, e Baião, Itupiranga, Ourilândia do Norte, Santa Luzia do Pará e São Sebastião da Boa Vista, no Pará, e Ourolândia, na Bahia, tiveram reconhecimento em decorrência da estiagem.

Como solicitar recursos federais para ações de Defesa Civil

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.

 

CP

Foto: Guilherme Almeida




19/01/2024 – Grupo Guaramano

COMPARTILHE

SEGUE A @HTTPS://WWW.INSTAGRAM.COM/RADIOGUARAMANO98.1FM/

98.1 – (55) 3353-1721
91.1 – (55) 3353-2121

grupoguaramano@yahoo.com
Guarani das Missões – RS
Av. Castelo Branco, 1053 – Centro, 97950-000

NO AR:
PROGRAMA INDEPENDENT