NOTÍCIAS


JBS e Seara devem investir R$ 250 milhões no Rio Grande do Sul

As empresas JBS e Seara assinaram com o governo do Estado, nesta terça-feira (21/11), um protocolo de intenções para viabilizar investimentos de R$ 250 milhões do grupo no Estado.

Entre outras ações, o documento assinado têm o objetivo de demonstrar o interesse do grupo em dar continuidade às operações em estabelecimentos de propriedade da Cooperativa Languiru, no município de Poço das Antas. A estimativa, de acordo com o protocolo, é que as atividades no local sejam retomadas a partir de 31 de março de 2024.

“Este compromisso não é apenas um acordo comercial, é um pacto para preservar tanto a produção de suínos como o sustento de muitas famílias. A Cooperativa Languiru, que passa por uma crise financeira, é uma parte essencial do tecido econômico local, proporcionando empregos e oportunidades para os cooperados e suas famílias”, afirmou Leite, durante a assinatura do protocolo.

O governador também ressaltou que a parceria entre as empresas e o governo estadual vai promover investimentos significativos em modernização e ampliação das capacidades produtivas. “É um compromisso com o futuro que vai beneficiar toda a região com a preservação de empregos e o estímulo à economia”, acrescentou.

Outra iniciativa prevista é estruturar a rede de integrados para recomposição da produção de suínos na região, visando abastecer o funcionamento do frigorífico, preferencialmente com plantel de cooperados da Languiru. O protocolo de intenções também prevê a encomenda de rações da unidade fabril da cooperativa, a fim de suprir a necessidade de alimentação para animais nos futuros integrados da Seara Alimentos.

Também deve ser dada preferência para a contratação de mão de obra da cooperativa, assim como contratação de terceiros que anteriormente prestavam serviços para a Languiru. As empresas têm até 31 de dezembro de 2028 para realizar os investimentos, observando os critérios aplicáveis para receberem incentivos via Fundopem/RS.

Em projeto de lei (PL 534/2023) enviado à Assembleia Legislativa na semana passada, o Estado autoriza que as empresas JBS S.A., JBS Aves Ltda., e Seara Alimentos Ltda. utilizem saldos de crédito do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) acumulados pelo diferimento do imposto estadual, vinculando o recurso a investimentos e ampliação produtiva.

Texto: Ascom Sefaz e Secom
Edição: Secom

Foto: Gustavo Mansur/Secom




22/11/2023 – Grupo Guaramano

COMPARTILHE

SEGUE A @HTTPS://WWW.INSTAGRAM.COM/RADIOGUARAMANO98.1FM/

98.1 – (55) 3353-1721
91.1 – (55) 3353-2121

grupoguaramano@yahoo.com
Guarani das Missões – RS
Av. Castelo Branco, 1053 – Centro, 97950-000

NO AR:
PROGRAMA INDEPENDENT