Durante visita ao Rio Grande do Sul, devido às intensas chuvas que atingem o estado desde a última segunda-feira, o presidente Lula garantiu o apoio à população e deixou um recado para o povo gaúcho.
“Eu queria dizer ao povo gaúcho: o Brasil deve muito ao Rio Grande do Sul. Deve muito. Sobretudo se a gente levar em conta a questão da agricultura. Se não fossem os gaúchos desbravadores, que venderam seus pequenos lotes aqui e foram comprar terreno com malária no Mato Grosso, Rondônia, Mato Grosso do Sul, e outras regiões do país, possivelmente a gente não tivesse essa pujança da nossa produção agrícola que temos hoje. Então como a gente deve muito ao Rio Grande do Sul, sob todos os aspectos, eu queria dizer ao povo gaúcho o que nós estamos fazendo e dando ao Rio Grande do Sul aquilo que ele merece. Se ele sempre ajudou o Brasil, eu acho que está na hora do Brasil ajudar o Rio Grande do Sul”.
Em Porto Alegre, capital do estado e um dos pontos intensamente afetados pelas enchentes, foi instalado um escritório do Governo Federal para monitorar as ações de apoio ao Rio Grande do Sul. As atividades vão ser conduzidas em sintonia com o Comando Militar do Sul.
O presidente também destacou a importância do Rio Grande do Sul para o país. “Tem muito a ver com a integridade nacional do Brasil. Esse estado tem muito a ver com a cultura deste país. Este estado tem muito a ver com os pesquisadores, cientistas deste país. Este estado tem muito a ver com a grandeza da música brasileira. Este estado tem um folclore extraordinário. Mas, sobretudo, este estado é um estado feito por homens e mulheres que marcaram história neste país”.
As chuvas atingem o Rio Grande do Sul desde a última segunda-feira. Esta é a maior tragédia climática do Estado.
Edição: Nadia Coelho/Israel do Vale
Ràdio Agência