Ao menos sete municípios do Rio Grande do Sul registraram temperaturas negativas no início desta segunda-feira (28). De acordo com a medição do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), divulgada pela Climatempo, a menor mínima foi em Bom Jesus, nos Campos de Cima da Serra, onde os termômetros marcaram –4,36°C. Em seguida, aparece Vacaria, com –3,54°C — as estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que fez –2,3°C na cidade, com sensação térmica ainda menor: –7,5°C.
Em Herval, a mínima registrada foi de –2,22°C e, em Cambará do Sul, de –1,8°C, com sensação de –5,2°C. Caxias do Sul, Serafina Correa e Lagoa Vermelha também tiveram temperaturas negativas, com –0,89°C, –0,5°C e –0,16°C, respectivamente.
Em municípios gaúchos como Canela, Bagé, Santana do Livramento e Dom Pedrito, os termômetros marcaram mínimas abaixo de 1°C, com sensação térmica negativa. Outras diversas cidades, de diferentes regiões do Estado, começaram a semana com temperaturas inferiores a 5°C, incluindo Porto Alegre, que registrou 3,1°C, pela medição da estação do Inmet no bairro Belém Novo.
Já na terça-feira (29), deve chover de forma isolada no Litoral Sul, devido à incursão de ventos úmidos do oceano. Nas demais regiões, a condição também será de sol entre nuvens e tempo firme.
As temperaturas começam a subir no Estado, mas ainda há previsão de geada nos pontos mais altos da serra gaúcha. Em Porto Alegre, os termômetros devem variar entre 7°C e 21°C.
GZH