NOTÍCIAS


PREPARE-SE...CALOR INTENSO VAI MARCAR O FIM DO VERÃO

Onda de calor intensa, com possibilidade de estabelecer recordes históricos para março, com marcas nos termômetros até 10ºC acima do que é normal para esta época do ano, atinge a Região Noroeste do RS nos últimos dias do verão de 2024. Segundo a Climatempo, o ar quente ganha força no Chaco Paraguaio – região semiárida do país vizinho – e no norte da Argentina ao longo desta semana. Um sistema de alta pressão nos níveis médios da atmosfera favorece a manutenção do ar quente, e dificulta a formação de nuvens carregadas, mantendo o clima seco e com aquecimento gradual.
Segundo a MetSul, pela proximidade da Argentina e do Paraguai, os municípios localizados no oeste dos três estados do Sul serão afetados pela onda de calor com temperatura muito acima dos padrões históricos de março durante esta semana. No Rio Grande do Sul, o calor vai aumentar a partir da terça-feira (11/03).
As temperaturas máximas podem se se aproximar dos 40°C e estabelecer recordes
Segundo Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo, os níveis de umidade devem baixar a níveis entre 20% e 30%.
— Será uma semana excepcional. Vínhamos de dias quentes, mas com muita umidade. A umidade e o calor estavam fazendo com que as nuvens carregadas se formassem com facilidade. Agora, a situação é contrária: o sistema de alta pressão reduz a umidade, a nebulosidade e, consequentemente, a chance de chover — resume Josélia.
Para a Organização Meteorológica Mundial, uma onda de calor se configura quando as temperaturas permanecem acima de 5ºC acima da média por cinco dias consecutivos.
Durante a onda de calor, é importante manter alguns cuidados como manter-se hidratado e evitar longos períodos de exposição ao sol das 10h às 16h. Também é recomendável que se use roupas mais leves e faça aplicação de protetor solar regularmente. Em casos de exaustão e insolação, com náuseas e tontura, é necessário a procura de atendimento médico.
Climatempo/Reprodução



11/03/2024 – Grupo Guaramano

COMPARTILHE

SEGUE A @HTTPS://WWW.INSTAGRAM.COM/RADIOGUARAMANO98.1FM/

98.1 – (55) 3353-1721
91.1 – (55) 3353-2121

grupoguaramano@yahoo.com
Guarani das Missões – RS
Av. Castelo Branco, 1053 – Centro, 97950-000

NO AR:
MANHÃS DO SUL