A internacionalização do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju, em Santo Ângelo, voltou a ser discutida. O assunto foi abordado por Pedro Maciel Capeluppi, secretário estadual de Parcerias e Concessões, durante a Assembleia Geral Ordinária da AMM em Porto Alegre, na semana passada.
No momento, conforme o secretário, estuda-se os critérios de concessão do aeroporto, que incluiu considerações levantadas em consulta pública, as quais definiram alterações nos estudos prévios realizados com vistas à formalização do leilão a ser efetivado ainda em 2023. A conclusão da modelagem do projeto de concessão do aeroporto, prevista para setembro deste ano, deverá considerar estudos de viabilidade para a internacionalização, em consonância às demandas formuladas com base no potencial turístico e econômico da região das Missões.
Como descrito por Capeluppi, as novas exigências a serem cumpridas pelas empresas interessadas em assumir a gestão do Aeroporto Regional envolvem a obrigatoriedade de oferta de três posições de de pátio, antecipação de investimentos relacionados ao abastecimento das aeronaves a construção, no menor prazo possível, de um novo terminal de passageiros e cargas.
Fonte AMM