Conhecida como a “Capital Polonesa dos Gaúchos” sua colonização e miscigenação de cultura e etnias torna esta comunidade uma pérola a ser conhecida dentro da Região Missioneira.
Quem nasce ou mora no município de Guarani das Missões chama-se: GUARANIENSE.
Na região do Alto Uruguai, em 1891, era iniciado o povoamento de um local que seria, mais tarde, a sede do município de Guarani das Missões. Nessa época, denominou-se “Colônia Guarani”. Em 1919, passa a distrito de São Luiz Gonzaga, já com a denominação de “Guarani”. Esse município mantém, até hoje, a mesma área, sem ter colaborado para a formação de nenhum outro município.
Como núcleo Comandai, sede da Comissão de Terras, foram poloneses e suecos os primeiros colonizadores.
Ainda hoje se encontram placas nas igrejas escritas “Venho para América por que aqui Deus escuta polonês”.
O nome é de origem indígena, por ser aí uma região onde habitavam os índios guaranis. A cidade também é conhecida como capital Polonesa dos gaúchos.
Topônimo Guarani: Guarani das Missões: “guará” = tanga, calção + “ni” = nem, sem; “nem (com) tangá” = pelados. (designação feita pelos incas, que andavam vestidos) NB. O “ni” (sufixo) permanece em “nem” (port.), “ni” (esp.) “nix” (alemão) (negativo, genérico), pois veio do idioma falado em Mu (lamúrios), via carianos, ancestrais dos guaranis(50 mil anos atrás).
Missões: topônimo correspondente a: reduções, doutrinas e povos (empregados indistintamente).