Na tarde desta terça-feira (28), a Ponte Internacional da Amizade, principal ligação entre Brasil e Paraguai, foi temporariamente bloqueada para permitir a passagem de um comboio de carretas carregadas com mais de 300 toneladas de doações enviadas pelo governo do Paraguai à população do Rio Grande do Sul.
Composto por 31 caminhões, o comboio está transportando 314 toneladas de doações, que incluem 6.500 colchões, 1.000 cobertores, 25 mil mantas, 500 kits de higiene, 5 mil sacos de lixo, 7.500 detergentes de 5 litros cada, 16 mil roupas de frio para crianças e adultos, e 120 mil garrafas de 2 litros de água mineral.
Todo o material será destinado ao depósito da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, localizado em Porto Alegre. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanha o comboio até seu destino final.
O presidente do Paraguai, Santiago Peña, esteve presente durante a preparação do material, demonstrando apoio e solidariedade. A cerimônia simbólica de entrega ocorreu na fronteira entre os dois países, em Ciudad del Este, com a participação do Embaixador do Brasil em Assunção, José Antônio Marcondes.
Esta operação foi coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em conjunto com o Ministério de Portos e Aeroportos, a Secretaria de Relacionamento Institucional da Presidência da República, a Secretaria Extraordinária para Apoio à Reconstrução do RS, a Receita Federal do Brasil, o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do RS, a Embaixada do Brasil em Assunção e o Consulado-Geral do Brasil em Ciudad del Este.