Em poucas horas, a chuva que costuma cair em um ano atingiu cidades do Sudeste da Espanha, causando inundações catastróficas na região de Valência e resultando em pelo menos 62 mortes. As imagens da enchente mostraram a devastação nas ruas, com água arrastando automóveis e causando imensos danos.
Os serviços de emergência de Valência relataram inicialmente 51 mortes, mas o número foi atualizado para 62, e ainda pode aumentar conforme continuam as buscas por desaparecidos. As chuvas torrenciais e ventos fortes desde o início da semana afetaram Valência e Andaluzia, deixando algumas áreas sem serviços essenciais e estradas intransitáveis. Autoridades locais instaram a população a evitar deslocamentos.
O primeiro-ministro Pedro Sánchez, retornando da Índia, convocou uma reunião de crise para monitorar a situação, pedindo à população que siga as orientações das autoridades. Em algumas regiões, a quantidade de chuva em um dia foi equivalente ao esperado para um ano, causando uma crise sem precedentes.
MetSul Meteorologia