As negociações para um cessar-fogo entre Israel e Hamas estão em fase avançada, mas um acordo final ainda não foi alcançado. De acordo com uma autoridade israelense, o Hamas já concordou com a proposta de cessar-fogo e devolução de reféns compartilhada pelos negociadores do Catar. No entanto, o gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, nega essa informação, afirmando que o grupo extremista ainda não aceitou a proposta.
As discussões envolvem a libertação de 33 reféns israelenses em troca de prisioneiros palestinos e a retirada gradual das forças israelenses de Gaza. Além disso, uma segunda fase do acordo prevê um cessar-fogo permanente e a retirada completa dos soldados israelenses do território palestino. As negociações, mediadas por autoridades do Catar, Egito e Estados Unidos, têm progredido rapidamente, com ambas as partes expressando otimismo sobre a possibilidade de um acordo iminente.
Embora as negociações estejam avançadas, muitas questões ainda precisam ser resolvidas, como quem governará Gaza após a guerra. O primeiro-ministro palestino, Mohammad Mustafa, defende que a Autoridade Palestina deve ser o único poder governante no território, enquanto Israel rejeita qualquer envolvimento do Hamas. As próximas horas e dias serão cruciais para determinar se um acordo será fechado e se a paz finalmente será alcançada na região.
Por: G1
Foto: JACK GUEZ/AFP